terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Allan Kardec



Ao contrário do que muitos pensam, Allan Kardec não é o nome real do homem responsável pela codificação da Doutrina Espírita. O nome verdadeiro de Allan Kardec na realidade é Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele foi um professor francês nascido no dia 3 de outubro de 1804 na cidade de Lyon, na França. Proveniente de uma antiga família de orientação católica com tradição na magistratura e na advocacia, desde cedo manifestou propensão para o estudo das ciências e da filosofia.

Fez os seus estudos na Escola de Pestalozzi, no Castelo de Yverdon, em Yverdon-les-Bains, na Suíça (país protestante), tornando-se um dos seus mais distintos discípulos e ativo propagador de seu método, que tão grande influência teve na reforma do ensino na França e na Alemanha. Aos quatorze anos de idade já ensinava aos seus colegas menos adiantados, criando cursos gratuitos. Aos dezoito, bacharelou-se em Ciências e Letras.

Era membro de diversas sociedades acadêmicas, entre as quais o Instituto Histórico de Paris e a Academia Real de Arras; esta última, em concurso promovido em 1831, premiou-lhe uma memória com o tema "Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?".

Como cientista e pesquisador que era Allan Kardec passou a frequentar reuniões mediúnicas(na época chamadas de mesas girantes), reuniões muito comuns em Paris nos anos 1850 frequentadas por nobres aristocratas e intelectuais.

O contato com esses fenômenos mediúnicos despertou o interesse de Kardec pelo mundo dos espíritos. Após meses observando e também fazendo perguntas aos espíritos e anotando respostas, recebeu um convite dos espíritos durante essas sessões para reunir e publicar os ensinamentos que ele obtinha nas mesas.
Amigos entregaram a Allan Kardec 50 cadernos contendo anotações de conversas que eles e outros praticantes das “mesas girantes”tiveram com os espíritos nos cinco anos anteriores. Kardec então leu e organizou esses cadernos, tirando destes diversas perguntas de psicologia, filosofia e natureza espiritual.
Com essas perguntas em mãos, Allan Kardec então passou a questionar os espíritos durante as sessões sobre as perguntas levantadas por ele. Para garantir veracidade, Allan Kardec verificou todas as respostas obtidas com outros espíritos, utilizando para isso outros métodos. As respostas recebidas foram utilizadas para produzir o famoso O Livro dos Espíritos (1857), livro base do espiritismo.

Nos anos seguintes Allan Kardec produziu outros livros importantes ao espiritismo, como O Livro dos Médiuns (1861), O Céu e o Inferno(1865), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864),  A Gênese (1868) 
O professor Rivail adotou o pseudônimo de Allan Kardec depois de consultar os espíritos e descobrir que havia sido em outra vida um sacerdote druida, de nome Allan Kardec. Além disso, Kardec escolheu esse nome para separar suas obras didáticas, produzidas anteriormente, do seu material espírita.
Allan Kardec foi o responsável pela codificação da Doutrinas Espírita.



Allan Kardec faleceu em Paris, França, no dia 31 de março de 1869, vitima de um aneurisma. Seus restos mortais foram enterrados no cemitério de Montmartre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário