sábado, 27 de julho de 2019

Antahkarana


A educação também deve preocupar-se durante a Nova Era com a ligação dessa lacuna entre os três aspectos da natureza da mente: entre a alma e a mente inferior, produzindo assim a harmonia entre a alma e a personalidade; entre a mente inferior, a alma e a mente superior. Para isso, a corrida está agora pronta e, pela primeira vez na carreira da humanidade, o trabalho de transição pode avançar em uma escala relativamente grande. Nisto eu não preciso ampliar, pois se refere aos detalhes técnicos da Sabedoria Antiga, sobre os quais eu dei muito em meus outros livros. 12 - 5 ).

A educação é, portanto, a ciência do Antahkarana. Esta ciência e este termo é a maneira esotérica de expressar a verdade dessa necessidade de ligação. O antahkarana é a ponte que o homem constrói - através da meditação, da compreensão e do trabalho mágico criativo da alma - entre os três aspectos de sua natureza mental. Portanto, os principais objetivos da próxima educação serão:
  1. Para produzir um alinhamento entre mente e cérebro através de uma compreensão correta da constituição interna do homem, particularmente do corpo etérico e dos centros de força.
  2. Construir ou construir uma ponte entre o cérebro-mente-alma, produzindo assim uma personalidade integrada que é uma constante expressão em desenvolvimento da alma que habita.
  3. Construir a ponte entre a mente inferior, alma, mente superior, de modo que a iluminação da personalidade se torne possível. 12 - 6 ).

"Antes que um homem possa trilhar o Caminho, ele deve se tornar o próprio Caminho". O antahkarana é o caminho simbolicamente. Esse é um dos paradoxos da ciência esotérica. Passo a passo, e passo a passo, nós construímos esse Caminho assim como a aranha gira seu fio. É esse "caminho de volta" que nós evoluímos para fora de nós mesmos; é esse Caminho que também encontramos e pisamos. 12 - 7 ).

Os estudantes devem treinar-se para distinguir entre o sutratma e o antahkarana, entre o fio da vida e o fio da consciência. Um fio é a base da imortalidade e o outro a base da continuidade. Aqui está uma boa distinção para o investigador ...
O sutratma é a corrente direta da vida, ininterrupta e imutável, que pode ser considerada simbolicamente como um fluxo direto de energia viva que flui do centro para a periferia, e da fonte para a expressão externa ou para a aparência fenomenal. É a vida ...
O fio da consciência (antahkarana) ... é o fio que é tecido como resultado da aparência da vida em forma no plano físico. Falando novamente simbolicamente, pode-se dizer que o sutratma funciona de cima para baixo e é a precipitação da vida na manifestação exterior. O antahkarana é tecido, evoluído e criado como o resultado desta criação primária, e trabalha de baixo para cima, do sem para o interior, do mundo dos fenômenos exotéricos para o mundo das realidades subjetivas e do significado. 12 - 26/27 ).

(Homem) então descobre um aspecto de si mesmo do qual ele pouco sonhara nos primeiros estágios de seu desenvolvimento. Ele descobre a alma e passa pela ilusão da dualidade. Este é um estágio necessário, mas não permanente ... Ele procura se fundir com a alma, identificar-se, a personalidade consciente, com aquela alma ofuscante. É neste ponto, tecnicamente falando, que a verdadeira construção do antahkarana deve ser iniciada. É a ponte entre a personalidade e a alma. 12 - 29 ).

A ciência do antahkarana. Esta é a nova e verdadeira ciência da mente, que utilizará a substância mental para a construção da ponte entre a personalidade e a alma, e então entre a alma e a tríade espiritual. Isso constitui um trabalho ativo em substância mais sutil que a substância dos três mundos da evolução humana comum. Diz respeito à substância dos três níveis superiores do plano mental. Essas pontes simbólicas, quando construídas, facilitarão a corrente de fluxo de consciência e produzirão essa continuidade de consciência, ou aquela sensação de consciência desimpedida, que por fim acabará com o medo da morte, negará todo senso de separação e tornará um homem responsivo. em sua consciência cerebral, para impressões vindas a ele dos reinos espirituais superiores ou da Mente de Deus. portanto ele será mais facilmente iniciado nos propósitos e planos do Criador. 12 - 95/6 ).

A construção da segunda metade do antahkarana (aquela que preenche a lacuna na consciência entre a alma e a tríade espiritual) é chamada de ciência da visão, porque assim como a primeira metade da ponte é construída através do uso da substância mental, então a segunda metade é construída através do uso de substância leve. 12 - 96 ).

A Ciência do Antahkarana está conectada com todo o problema da energia, mas peculiarmente com a energia manipulada pelo indivíduo e com as forças pelas quais o indivíduo se relaciona com outros indivíduos ou grupos. 12 - 143 ).

A Ciência do Antahkarana é a ciência do fio tríplice que existe desde o início dos tempos, e liga o homem individual à sua fonte monádica. O reconhecimento deste fio e seu uso, conscientemente, como o Caminho e os meios de contatos sempre em expansão, chega relativamente tarde no processo evolucionário. O objetivo de todos os aspirantes e discípulos é tornar-se consciente dessa corrente de energia em suas diversas diversificações, e conscientemente empregar essas energias de duas maneiras: interiormente em auto-desenvolvimento e a serviço do plano para a humanidade. 12 - 146 ).

A Ciência do Antahkarana lida, portanto, com todo o sistema de energia que chega, com o processo de uso, transformação e fusão. Ele lida também com as energias de saída e sua relação com o meio ambiente, e é a base da ciência dos centros de força. 12 - 147 ).

O antahkarana, portanto, é o fio da consciência , da inteligência e do agente responsivo em todas as reações sencientes. 12 - 148 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário