Zazen (坐禅) significa “sentado Zen”, ou “meditação sentada”, em japonês. Ela tem suas raízes na tradição chinesa do Zen Budismo (Ch’an), remontando o monge indiano Bodhidharma (século 6 dC). No Ocidente, as suas formas mais populares vem de Dogen (1200 ~ 1253), o fundador do movimento Soto Zen no Japão. Modalidades similares são praticadas na escola Rinzai do Zen, no Japão e na Coréia.
É geralmente praticada na posição sentado – no chão – sobre uma esteira e uma almofada, com as pernas cruzadas. Tradicionalmente é feito posição de lótus ou meia-lótus, mas não é necessário seguir essa regra. Hoje em dia, a maioria dos praticantes sentam-se assim:

Ou em uma cadeira:

Imagens originais em Monastério Zen Mountain.
O aspecto mais importante, como você pode ver nas fotos, é manter as costas completamente em linha reta, da pélvis até o pescoço. A boca é mantida fechada e os olhos levemente abaixados, com o olhar descansando, mirando um ponto imaginário cerca de meio metro à sua frente.
Quanto ao aspecto mental, é mais comumente praticada de duas maneiras:
- Concentração na respiração: foque toda a sua atenção sobre o movimento do ar entrando e saindo pelo seu nariz. Isso pode ser mais fácil contando mentalmente a respiração – cada vez que você inspira, você conta um número em ordem decrescente, começando em 10, 9, 8, 7… Quando você chegar no 1, você começa novamente no 10. Se você se distrair e perder a sua contagem, retome suavemente a atenção, recomeçando do 10.
- Shikantaza (“sentado”) – desta forma o praticante não usa qualquer objeto específico para a meditação; em vez disso, você deve permanecer tanto quanto for possível no momento presente, atento e observando o que passa pela sua mente e em torno dela, sem se deter em nada em particular. Aqui já entramos no formato de Meditação Transcendental, que exige maior prática – geralmente anos de prática.

Saiba mais em um Centro Zen Budista próximo de você.
Zazen é um estilo de meditação fácil, e você pode facilmente encontrar várias comunidades de praticantes, bem como abundância de informações na internet. Há muita ênfase em manter a postura correta, como ajuda para a concentração. É geralmente praticado em Centros Zen Budistas (Sangha), com forte apoio da comunidade.
Em muitos deles, você vai encontrar outros elementos da prática budista: prostrações, rituais, cantos e leituras em grupo dos ensinamentos de Buda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário