1) Cristo foi o primeiro de nossa humanidade terrena a alcançar o objetivo (da individualização ). ... Tão rápido foi o desenvolvimento do Cristo, que nos dias Atlantes se encontrou no Caminho da Provação. ... Do ângulo da evolução, o rápido desdobramento da evolução de Cristo foi e tem sido totalmente sem paralelos . Nunca foi duplicado, embora haja pessoas vivendo hoje no planeta, que estão começando a se desenvolver agora com igual rapidez. ( Psicologia Esotérica , Vol. II, p. 210).
2) O primeiro ser humano daquele " centro que chamamos a raça dos homens" para alcançar este ponto (a terceira iniciação) foi o Cristo; Naquela primeira grande demonstração do Seu ponto de realização (através do que era então um novo tipo de iniciação), o Cristo foi unido pelo Buda. O Buda havia atingido este mesmo ponto antes da criação de nossa vida planetária, mas as condições para a terceira iniciação não estavam disponíveis, e Ele e o Cristo tomaram a iniciação juntos. ( Os Raios e as Iniciações . P. 385).
3) O Instrutor do Mundo é aquele Grande Ser a quem o cristão chama de Cristo; Ele é conhecido também no Oriente como o Bodhisattva, e como o Senhor Maitreya, e é Aquele procurado pelo devoto maometano, sob o nome do Iman Mahdi. Ele é Quem presidiu os destinos da vida desde cerca de 600 aC e Ele é Quem saiu entre os homens antes, e Quem é novamente procurado. Ele é o Grande Senhor do Amor e da Compaixão, assim como o seu antecessor, o Buda, era o Senhor da Sabedoria. ... Ele é o Instrutor do Mundo, o Mestre dos Mestres e o Instrutor dos Anjos, e a Ele é confiada a orientação dos destinos espirituais dos homens, e o desenvolvimento da realização dentro de cada ser humano de que ele é um filho de Deus e filho do Altíssimo.
... O Professor do Mundo dirige essa consciência interior na vida do aspecto espiritual, buscando energizardentro da forma que, no devido tempo, essa forma pode ser descartada e o espírito libertado retornar de onde veio. Desde que Ele deixou a terra, como relacionado com precisão aproximada na história da Bíblia (embora com muitos erros em detalhes), Ele permaneceu com os filhos dos homens; Ele nunca foi realmente, mas apenas na aparência e em um corpo físico. Ele pode ser encontrado por aqueles que conhecem o caminho, morando no Himalaia e trabalhando em estreita cooperação com Seus dois grandes irmãos, o Manu e o Mahachoan. Diariamente Ele derrama Sua bênção sobre o mundo, e diariamente Ele fica sob o grande pinheiro em Seu jardim na hora do pôr-do-sol com as mãos erguidas em bênção sobre todos aqueles que verdadeiramente e sinceramente buscam aspirar. Para Ele todos os buscadores são conhecidos, e embora eles possam permanecer inconscientes Dele, a luz que Ele derrama estimula seu desejo, promove a centelha da vida em luta e estimula o aspirante até que o dia importante amanheça quando eles ficarem face a face com Aquele que, sendo "elevado" (compreendido ocultamente) está atraindo todos os homens a si mesmo como o Iniciador dos mistérios sagrados. (Iniciação Humana e Solar . p. 43/4).
4) Ele tem sido por dois mil anos o chefe supremo da Igreja Invisível, a Hierarquia Espiritual, composta dos discípulos de todas as fés. Ele reconhece e ama aqueles que não são cristãos, mas que mantêm sua lealdade a seus fundadores - o Buda, Maomé e outros. Ele não se importa com a fé, se o objetivo é o amor de Deus e da humanidade. Se os homens procurarem o Cristo que deixou Seus discípulos séculos atrás, eles deixarão de reconhecer o Cristo que está em processo de retorno. O Cristo não tem barreiras religiosas em sua consciência. Não importa para ele de que fé um homem pode se chamar.
O Filho de Deus está em seu caminho e não vem sozinho. Sua guarda avançada já está aqui e o Plano que eles devem seguir já está claro. Deixe o reconhecimento ser o objetivo. ( O Reaparecimento do Cristo . P. 60).
5) Ele é o professor do mundo e não um professor cristão. Ele mesmo nos disse que Ele tinha outras dobras, e para eles Ele quis dizer tanto quanto Ele quis dizer para o cristão ortodoxo. Eles não podem chamá-lo de Cristo, mas eles têm seu próprio nome para Ele e seguem-no como verdadeira e fielmente como seus irmãos ocidentais. ( O Reaparecimento do Cristo . P. 62).
6) A ênfase da igreja tem sido (e é hoje) sobre o Cristo morto. Os homens esqueceram que Ele vive, apesar de darem uma tentativa de reconhecimento à sua esperança e crença na época da Páscoa, em grande parte porque Sua ressurreição garante a nossa própria "ressurreição" e "porque Ele vive, nós também viveremos". O fato de Sua vivência e de Sua presença hoje, aqui e agora, na terra não é enfatizado , exceto através de generalidades vagas e esperançosas. Os homens esqueceram o Cristo que vive conosco na terra, cercado por Seus discípulos, os Mestres da Sabedoria, acessíveis àqueles que fazem a aproximação correta e salvam os homens pela força de Seu exemplo.
Na próxima religião mundial, a ênfase será sobre essas verdades. A vida e não a morte serão proclamadas; a consecução do status espiritual através da vida espiritual será ensinada, e o fato da existência daqueles que assim alcançaram e que trabalham com Cristo para ajudar e salvar a humanidade, será o objetivo. O fato da Hierarquia espiritual de nosso planeta, a capacidade da humanidade de contatar seus membros e de trabalhar em cooperação com Eles, e a existência daqueles que sabem qual é a vontade de Deus, e podem trabalhar inteligentemente com essa vontade. estas são as verdades sobre as quais o futuro ensinamento espiritual será baseado. ( Os problemas da humanidade . P. 144/5).
7) No futuro, os olhos da humanidade serão fixados no Cristo, e não em instituições criadas pelo homem como a Igreja e seus dignitários; Cristo será visto como Ele é na realidade, trabalhando através de Seus discípulos, através dos Mestres da Sabedoria, e através de Seus seguidores que labutam invisíveis (e geralmente não reconhecidos ) por trás dos assuntos do mundo. A esfera de Sua atividade será conhecida como sendo o coração humano e também os lugares marcados do mundo, mas não algum edifício de pedra, e não a pompa e cerimônia de qualquer sede eclesiástica. ( O Reaparecimento do Cristo. P. 66).
8) Nenhum homem jamais foi salvo pela teologia, mas somente pelo Cristo vivo e pela consciência desperta do Cristo dentro de cada coração humano. ( Os problemas da humanidade. P. 133).
9) O homem individual e sua alma também estão tentando se unir, e quando esse evento é consumado, o Cristo nasce na caverna do coração, e Cristo é visto na vida diária com poder crescente. ( Psicologia Esotérica, Vol. I. p. 288).
10) À medida que o homem trabalha com sua personalidade, purificando-a e inclinando-a para o serviço da vontade espiritual, ele automaticamente eleva as energias dos centros em seu corpo até o centro entre as sobrancelhas. Eventualmente, a influência de cada um dos dois centrosaumenta e se torna cada vez mais amplo, até que eles entrem em contato com o campo vibratório ou magnético um do outro, e instantaneamente a luz se apaga. O espírito-pai e a matéria-mãe unem-se e são unidos, e o Cristo nasce. "A não ser que um homem nasça de novo, ele não pode ver o reino de Deus", disse o Cristo. Este é o segundo nascimento e, a partir desse momento, a visão vem com um poder crescente. ... O Cristo está nascendo hoje em muitos seres humanos, e cada vez mais os filhos de Deus aparecerão em sua verdadeira natureza, para assumir a direção da humanidade na Nova Era. ( Psicologia Esotérica, Vol. I. p. 291/2).
11) Aquele a quem servimos pode estar mais próximo de todos nós do que nunca, para que a obra de estabelecer relações humanas corretas possa progredir rapidamente, e que a luz e o amor possam fluir de Shamballa e da Hierarquia sobre todos vocês que amam o seu companheiros, é o desejo sincero, acompanhado por minha bênção, por você nesta estação da vontade para o bem.
Citações adicionais do Mestre Tibetano sobre o "Retorno do Cristo" podem ser encontradas aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário