quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Meditação Mantra (OM)


MeditacaoMantra


Um mantra é uma sílaba ou palavra, geralmente sem qualquer significado particular, que se repete com o propósito de focar a sua mente. Não é uma afirmação usada para convencer-se de algo.
Alguns professores de meditação insistem que tanto a escolha da palavra, e sua pronúncia correta, é muito importante, devido à “vibração” associada ao som e significado, e por esta razão, é essencial uma iniciação. Outros dizem que o mantra é apenas uma ferramenta para focar a mente e a palavra escolhida é completamente irrelevante. Bom, se você ficar em dúvida, eu busquei um som de Meditação OM para você ouvir se ficar interessado:


Segundo as regras do sânscrito, Om não precisa ser curto, nem longo. Sua pronúncia não deve se estender e deve ter menos que três segundos.
É bom lembrar também que nenhuma forma de fazer o Om é errada, desde que seja feito com consciência e com intenção dirigida. O mantra é feito com um expiração curta, em ritmo regular e inspirando pelas narinas. A inspiração, sempre feita pelo nariz, e não pela boca, pode ser feita ao fim de cada repetição, ou então, depois de uma série delas, dependendo da sua capacidade pulmonar.
Comece com a boca entreaberta e mantenha a língua presa ao fundo da boca, além da garganta estar relaxada. O som irá vibrar na garganta e no peito, se propagando para cima.
A vibração do som se expandirá pelo crânio quando o ar fluir pelo nariz, o que estimulará as glândulas pineal e hipófise, relacionadas diretamente com os centros energéticos do corpo, os Chakras da cabeça, além disso, estimula a endorfina, o hormônio da felicidade, produzindo paz, alegria e extremo bem-estar. Pratique colocando um mão sobre seu peito e a outra em sua testa, para assim perceber como a vibração vai se elevando conforme o mantra Om evolui.
Quando você perseverar no processo da vocalização, irá sentir com nitidez como a vibração se origina no centro da cabeça e se expande pelo corpo, até atingir e tomar o tórax e o resto do corpo. Deixe-se ser respirado pelo mantra, ao invés de apenas puxar o ar. Busque se concentrar no silêncio e em como o mantra continua nesse silêncio.
É ideal que não exista tremor, nem oscilação na voz. Outro ponto para observar é que não importa a nota musical em que se entoa o mantra, pois serve aquela que for a mais natural para você.
Como a maioria dos tipos de meditações, a Meditação Om é geralmente praticada na posição sentado com as costas eretas, e os olhos fechados. Em seguida, repita o mantra em sua mente, silenciosamente, uma ou outra vez durante toda a sessão.
Às vezes, esta prática está associada a estar consciente da respiração ou coordenar com ela. Em outros exercícios, o mantra é realmente sussurrado muito leve e suavemente, como uma ajuda para a concentração.
Quando você repete o mantra, ele cria uma vibração mental que permite que a mente experimente níveis mais profundos de consciência. Ao meditar, o mantra torna-se cada vez mais abstrato e indistinto, até que você esteja finalmente em uma área de consciência pura a partir da qual a vibração surgiu.
A repetição do mantra ajuda a desligar dos pensamentos que enchem a sua mente de modo que talvez você possa escorregar para o espaço entre pensamentos. O mantra é uma ferramenta para apoiar a sua prática de meditação. Mantras podem ser vistos como palavras de poder antigos com intenções sutis que nos ajudam a conectar ao espírito, a fonte de tudo no universo.(Deepak Chopra)
Alguns dos mantras mais conhecidos das tradições hindus e budistas:
  • om
  • so-ham
  • rama
  • yam
  • ham
  • om namah shivaya
    • Significados:  “Inclino-me perante Shiva”, “Inclino-me perante o meu divino Ser interior”. Efeitos: induz um profundo relaxamento físico e mental.
  • om mani padme hum
    • Significados: “Da lama nasce a flor de Lótus”, “Saúdo a Jóia do Lótus”, “Recebemos a jóia da consciência no coração do Lótus”. Efeitos: abre a mente para o Amor e para a Compaixão conduzindo ao despertar.
  • nam myoho rengue kyo
    • Significado: “Devotar-se à Lei Mística da Causa e Efeito”. Efeitos: sintonia com o universo, grande energia vital, transformar situações negativas em benefícios
Você pode praticar durante um certo período de tempo, ou durante um determinado número de repetições – tradicionalmente 108 ou 1008. Neste último caso, normalmente são utilizados os grânulos (da foto) para manter a contagem.
Quando a prática se aprofundar, você pode achar que o mantra continua “por si só”, como o zumbido da mente. Ou o mantra pode até desaparecer, e você permanece em um estado de profunda paz interior.
 
Saiba mais:
As pessoas costumam achar que é mais fácil de se concentrar com um mantra do que com a respiração, porque um mantra é uma palavra, e os pensamentos são geralmente percebidos como palavras. É útil especialmente quando a mente está voando com muitos pensamentos, uma vez que a Meditação Om exige atenção constante.
Meditando com um mantra também pode torná-lo mais simples para integrar o estado de meditação na tua vida diária. Inclusive em qualquer atividade que você se encontrar, pode repetir o mantra em sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário