sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Meditação Taoísta


MeditacaoTaoista


Taoismo, ou Daoismo é uma tradição filosófica e religiosa originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como “Dao”). O termo chinês tao significa “caminho”, “via” ou “princípio”, e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. Algumas linhagens do Taoísmo também foram influenciadas por práticas de meditação budista trazidas da Índia no século 8.
A principal característica deste tipo de meditação é a geração, transformação e circulação de energia interna. O objetivo é acalmar o corpo e a mente, unificar o corpo e o espírito, encontrar a paz interior em harmonia com o Tao. Alguns estilos de meditação taoísta são voltados especificamente para melhorar a saúde e dar longevidade.
Existem vários tipos diferentes de meditação taoísta, e eles às vezes são classificados em três variações: “Insight”, “Concentrador”, e “Visualização”.
  • Meditação Respiratória (Zhuanqi): O objetivo com este subtipo da meditação é concentrar-se na respiração, o que resulta em unificação da “mente” e “qi” (energia). Pessoas que praticam Zhuanqi irão concentrar-se na sua respiração até que se torne fácil. Alguns comparam esta prática com o Mindfulness do budismo. Esta técnica é relativamente fácil de compreender e praticar.
  • Meditação Vazio (Emptiness): Este é um tipo de meditação praticada para limpar a mente de todos os pensamentos e reconhecer o “vazio” ou a verdadeira natureza do Eu. A filosofia por trás dessa prática meditativa é que nós experimentamos problemas mundanos, porque nós não compreendemos a verdade. Ao praticar a Meditação “Vazio”, você limpa mente de tudo, a fim de atingir uma sensação de paz e tranquilidade interior. Muitas pessoas acham este tipo de meditação extremamente difícil.
  • Nei Guan (Visualização Interna): Este é um tipo de meditação que envolve a visualização ou o foco da imaginação. Muitas pessoas praticam este tipo de meditação em pé, com os joelhos levemente dobrados e as mãos ao lado do corpo – mas também pode ser realizada na posição sentada. Devido às complexidades de visualizações, pode ser necessário um professor ou ler um livro sobre esta prática para entender melhor a técnica.
  • Shouyi: Esta é uma prática meditativa que incorpora tanto a unidade, como a concentração. A idéia é se concentrar em visualizar uma bola de luz dourada em um local específico dentro do corpo. Aqueles que são defensores desta prática, alegam que a energia, a matéria e a alma se tornam unificadas (a unidade) durante o processo.
  • Yuanyou: Esta é uma prática que incorpora uma viagem meditativa para outros países, locais sagrados (por exemplo montanhas), o sol, a lua, e seres transcendentes.
  • Zuobo: Esta é uma meditação que é praticada sentado e é comumente comparada com a meditação budista “Sentado”. Formalmente é praticado sentado em torno de uma tijela (relógio de água) e é considerada uma forma de alquimia. A idéia por trás disso é que ele iria transformar a pessoa que pratica, vivendo mais e atingindo poderes sobrenaturais.
  • Zuowang: Esta é uma técnica antiga que se traduz em Aqueles que praticam este tipo de tentativa de meditação para entrar em um estado de transe profundo, sem qualquer ego como a sentir a Muitos compararam esta meditação taoísta “esquecimento sentado.” “Atual cósmica do Tao.” para a prática budista de “zuochan” eo conceito neoconfucionismo de “jingzuo.”
Saiba mais:
As pessoas que estão mais conectados com o corpo e a natureza, podem gostar de experimentar a meditação taoísta, e de aprender um pouco sobre a filosofia por trás dela, especialmente se você estiver praticando Tai Chi. No entanto, não é fácil encontrar centros taoístas e professores, como como no Budismo e Yoga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário