
Não há um tipo de meditação que seja “MeditaçãoYoga”, então aqui entende-se os vários tipos de meditação ensinados na tradição yoga. Yoga significa “união”. A tradição vai tão longe quanto 1.700 a.C., e tem como meta mais elevada, a purificação espiritual e auto-conhecimento. O Yoga Clássico divide a prática em regras de conduta (yamas e niyamas), posturas físicas (asanas),exercícios (pranayama) e práticas contemplativas de meditação (pratyahara, dharana, dhyana, samadhi).
Aqui estão alguns tipos de meditação praticadas no Yoga. O mais comum e universal é despertando o terceiro olho.
- Despertando o Terceiro Olho – Focando a atenção sobre o “ponto entre as sobrancelhas” (chamado por alguns de “o terceiro olho” ou “ajna”) A atenção está constantemente redirecionada a este ponto, como um meio de silenciar a mente. Com o tempo, as “lacunas de silêncio” entre pensamentos tornam-se mais amplas e mais profundas. Às vezes isso é acompanhado por olhar fisicamente com os olhos fechados, para este ponto.
- Meditação dos Chakras – o praticante se concentra em um dos sete chakras(“centros de energia”) do corpo, normalmente fazendo algumas visualizações e cantando um mantra específico para cada chakra (lam, vam, ram, yam, ham, sham, om). Mais comumente é feito sobre o chakra coração (yam), terceiro olho (sham) e chakra da consciência (om).
- Trataka – Fixação Ocular – o praticante fixa o olhar em um objeto externo, tipicamente uma vela, imagem ou um símbolo (yantras). É feito com os olhos abertos, e em seguida, com os olhos fechados, para treinar tanto a concentração e visualização como a mente. Depois de fechar os olhos, você ainda deve manter a imagem do objeto em seu “olho da mente”.
- Meditação Kundalini – o objetivo é o despertar da “energia Kundalini”, que está adormecida na base da espinha, o desenvolvimento de vários centros psíquicos do corpo, e, por fim, a iluminação. Existem vários perigos associados a esta prática, e não deve ser tentada sem a orientação de um yogi qualificado.
- Kriya Yoga – é um conjunto de energização, respiração e exercícios de meditação ensinadas por Paramahamsa Yogananda. Este é mais adequado para aqueles que têm um temperamento devocional, e estão buscando os aspectos espirituais da meditação. Yogananda foi guru de Steve Jobs e escreveu Autobiografia de um Iogue, livro altamente recomendado para aqueles que seguem ensinamentos da Yoga e Meditação ou que buscam luz nos caminhos espirituais.
- Meditação do Som (Nāda Yoga) – começa com meditação sobre “sons externos”, tais como uma música ambente calmante (som de flauta por exemplo), em que o aluno se concentra toda a sua atenção em apenas ouvir o som, como uma ajuda para acalmar e recolher a mente. Com o tempo, a prática evolui para ouvir os “sons internos” do corpo e da mente. O objetivo final é ouvir o “Ultimate Sound”, que é um som sem vibração, e que se manifesta como “OM”.
- Tantra – ao contrário da visão popular no Ocidente, a maioria das práticas de Tantra não tem nada a ver com sexo tântrico (isso de fato foi praticado, mas por uma minoria, sendo uma tradição muito rica, com dezenas de diferentes práticas contemplativas do texto). Vijñāna Bhairava Tantra, por exemplo, enumera 108 “meditações”, a maioria delas, para praticantes em estado avançado (que exige um certo grau de serenidade e controle da mente). Aqui estão alguns exemplos:
- Mesclar a mente e os sentidos no espaço interior do coração espiritual.
- Quando um objeto é percebido, todos os outros objetos tornam-se vazios.Concentre-se no vazio.
- Concentre-se no espaço que ocorre entre dois pensamentos.
- Fixar a atenção no interior do crânio, de olhos fechados.
- Medite por ocasião de qualquer grande prazer.
- Medite sobre a sensação de dor.
- Debruçar sobre a realidade que existe entre dor e prazer.
- Meditar sobre o vazio em seu corpo que se estende em todas as direções simultaneamente.
- Concentre-se em um espaço sem fundo ou como estando em um lugar muito alto.
- Ouça o som Anahata (chakra do coração).
- Contemplar o universo ou o próprio corpo sendo preenchido com felicidade.
- Concentre-se intensamente na ideia de que o universo é completamente vazio.
- Contemplar a mesma consciência que existe em todos os corpos.
- Pranayama – não é exatamente uma meditação, mas uma prática excelente para acalmar a mente e prepará-lo para a meditação. Existem vários tipos diferentes de Pranayama, sendo a mais simples e mais comumente ensinada, o 4-4-4-4. Isto significa inspirar contando até 4, segurar o ar por 4 segundos, expirar por 4 segundos, e segurar por 4 segundos (sem ar). Respire pelo nariz, e deixar o abdômen (e não o tórax) ser o único que se expande ou comprime. Repita por algumas vezes. Esta regulação da respiração equilibra o humor e trás paz para o corpo, e pode ser feito em qualquer lugar. Veja aqui como praticar outros tipos de Pranayama
Yoga é uma tradição muito rica, com diferentes linhagens, por isso há muitas outras técnicas. As que citei acima são as mais conhecidas.
Saiba mais:
- Chakras: sete chakras , equilibrar os chakras , Wikipedia
- Trataka
- Raja Yoga (Wikipedia)
- Kriya Yoga
- Nada Yoga
- Pranayama
- Tantra
Com todos estes tipos de meditação em Yoga, é provável que você encontre pelo menos um que você goste. Se você for músico, talvez yoga nada, atraia mais você.Se você é uma pessoa devota, kriya yoga é uma boa opção. Kundalini e Meditação dos Chakras é recomendável que sejam praticados com um professor.
Provavelmente o mais simples para praticar seja a Meditação do Terceiro Olho, que produz resultados de modo simples e rápido. Para os outros tipos que você provavelmente precise de instrução, seja de um professor ou um bom livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário